Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Seitas e Heresias - Como e por que identificá-las?


Autor: Dr. W.S.N.


Introdução

Muitos cristãos estão afirmando algumas frases mundanas, as quais os levam a um sedentarismo teológico, dizendo: Não devemos julgar, algumas coisas não se discutem uma delas é a religião, a letra mata etc, mas infelizmente estão fora do contexto escrito quando citado na bíblia e outra é o comodismo, como sendo afirmado por alguns, já estou salvo para que então, devo conhecer os fundamentos de outras religiões ou seitas? A resposta é simples, todos temos o chamado para anunciar a mensagem da salvação, isso nem sempre significa pregar a palavra a uma pessoa que não tem religião, pelo contrário, há diversas seitas levando milhares de pessoas ao inferno com suas mentiras e é bem provável que eu e você sejamos um dos que apresentarão a verdadeira mensagem a estes.

Muitos lêem um texto sem contexto e arrumam um pretexto para se acomodarem. Sem dizer, que alguns de nós somos chamados para irmos como missionários para uma cultura diferente da nossa e ao chegarmos neste lugar, nos deparamos com uma religião arraigada na sociedade, sendo esta a única fonte de verdade, cabe então, a seguinte pergunta:
Como faremos nossa missão, com ou sem conhecimento para refutar essas mentiras? De fato, além de demonstrar todo amor de Jesus teremos que nos aprofundar nessa cultura e religião para podermos delimitar seus erros dentro da palavra, para então, ensinarmos a verdade de Deus.

Para identificarmos uma seita usaremos as quatro operações da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Adição – A seita acrescenta algo à bíblia, suas diretrizes não levam em conta que a bíblia é divinamente inspirada por Deus, como está escrito em (2 Ti. 3. 16) e seus precursores ditam regras aumentando as doutrinas da bíblia.

Subtração – A seita retira uma ou mais das características da pessoa de Jesus, por ex. ele é o único mediador entre Deus e os homens e essas seitas dizem ou agem como se não fosse (2 Ti. 2. 15), ou dizem não ser Ele o Filho de Deus, dizem não ser Deus, que não foi fecundado divinamente, questionam sua santidade etc., às vezes diminuem tanto a pessoa de Cristo que o colocam como outros deuses, pessoas ou “santos” e seus ditos como semelhantes aos do Altíssimo ou até maiores que Ele.

Multiplicação – A seita prega a auto-salvação, dizem que crer em Jesus é importante, mas multiplicam o direito da salvação às obras, o que não é verdade, muitas desprezam o sangue de Jesus Cristo o tornando quase desnecessário, mas aqui vai à pergunta: Se Jesus não morresse na cruz e não pagasse nossa dívida com seu sangue, poderíamos então pagá-la com obras? A resposta é não, nunca e jamais, se houvesse outro meio de salvação, Cristo não morreria em humilhação na cruz para salvar a humanidade.

Divisão – A seita divide a fidelidade de seus adeptos entre Deus e a organização, pregando que desobedecer às ordens da organização é semelhante ao pecado contra Deus, mesmo que suas doutrinas sejam equivocadas.
Identificada a seita, devemos primeiramente nos guardar de tais mentiras e depois combatê-las para que se nossa mensagem entrar em algum coração o Espírito Santo tenha liberdade para convencer esse coração do pecado, da justiça e do juízo.

Bibliografia – Comentário extraído e sintetizado da Bíblia Apologética I.C.P. e um de seus artigos compilado em 12/08/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.