Translate

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Iluminismo Teológico


O Iluminismo Teológico
Em uma determinada aula de teologia do antigo testamento num dos seminários que estudei, o professor desta disciplina costumava responder minhas perguntas com a seguinte afirmação:
“ISSO É FÉ”
Em minha concepção algumas afirmações que ele fazia estavam eivadas de pensamentos contraditórios ao texto bíblico, porém, quando me surgia alguma dúvida, normalmente essa dúvida estava misturada com meus conceitos adquiridos de anos de estudos da palavra e minha singela concepção de mundo, mas ao contrário de responder minhas perguntas, que na verdade eram afirmações/perguntas o docente simplesmente me respondia:
“ISSO É FÉ”
A princípio confesso que pensei estar diante de mais um docente despreparado, mas ao contrário, sua biografia revelava que em termos curriculares o mestre era excepcional.
Isso não me fez acreditar mais nele, do que na palavra de Deus, com muita oração e reverencia, o Espírito me mostrou que assim como o ilustre professor pensava, muitos outros pensadores existiram, porém nenhuma de suas palavras ou pensamentos sobrepujaram a verdadeira palavra de Deus.
Trocando em miúdos, as palavras destes passaram, mas a palavra de Deus permanece firme até hoje!
O texto em análise na época dos fatos foi Teologias no Antigo Testamento de Erhard Gerstenberger, um livro excepcional, porém, sou um homem de um livro só! (A Bíblia), essa afirmação não é apenas minha, mas de tantos outros homens que olham para a bíblia como sendo a fiel palavra de Deus e que subsiste às intempéries da filosofia, das ciências e do racionalismo.
Todas as afirmações trazidas à reflexão, a meu ver, devem passar pela lente da palavra de Deus, mas o que ocorre é o contrário, a bíblia está sendo lida a luz do resto, resto de livros publicados, resto de filosofia, resto de ciência, resto de sincretismo, resto ateísta, resto de liberalismo etc.
Estamos nos acostumando com pastores e líderes “cristãos” que em seus púlpitos pregam doutrinas humanas, baseadas no iluminismo particular que cada um adquire em seminários teológicos que não ensinam a bíblia, mas ensina ciências aos seus alunos.
O Iluminismo foi um período em que os homens altamente racionalizados acreditavam ter o poder de transformar o mundo em que viviam de acordo com essas reflexões, e isso é retórica teológica atual.
Em contrapartida, a bíblia é o único meio capaz de transformar vidas, pois revela a Cristo o personagem principal desta narrativa.
Então voltando àquela aula, e já cansado de ouvir as mesmas palavras do professor (isso é fé), fiz a última afirmação/pergunta:
- Professor se eu estudar essa “teologia” que o professor está me apresentando, isso aumentará ou diminuirá a minha fé em Deus?
Ele com os olhos fitos em mim, nada respondeu.
- Então concluí:
Obrigado por mais uma vez não responder as minhas perguntas!
Quero chamar a atenção de todos, pois até o dia de hoje o que sempre agradou ao coração de Deus não é o número de diplomas que um teólogo tem, mas sim o quanto este teólogo ainda confia e crê em Deus.
A ciência, por exemplo, ainda não descobriu a cura definitiva do HIV, mas Deus já curou muitos soropositivos;
A ciência sabe fazer calmantes e sedativos para pessoas com problemas psicológicos, mas Deus já curou muitos loucos;
A ciência não tem remédio e nem cura definitiva para dependentes químicos, mas Deus já vem libertando a milênios pessoas com estes problemas;
O homem que se diz evoluído e racionalizado está cada dia pior, seus egoísmos e suas mentiras levam cada vez mais pessoas infelizes para o inferno em vida e após a morte, mas quem conheceu a Cristo por meio de sua palavra está gozando de paz mesmo em meio a diversas tribulações;
Eu poderia ficar horas escrevendo sobre o poder que esta palavra tem, como no exemplo de uma semente e quando está sendo plantada em um coração, que é tido como terra boa.
Cristo nos ama e desde o dia em que se revelou a nós nascendo em uma manjedoura, até os dias de hoje vêm provando este amor insondável e que nos atrai a uma relação íntima de pai, de amigo, de irmão e também vale lembrar, de SENHOR...
Autor W.S.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.