Translate

sábado, 3 de novembro de 2012

Livro: SÃO MUITAS HERESIAS PARA POUCO INFERNO

         O que me motivou a escrever este livro foram às revelações diárias que Cristo tem colocado no meu coração.

Não sou uma pessoa que vive 24 horas em oração monástica e muito menos fico horas debruçado lendo a bíblia, mas Cristo me deu o seu Espírito que me permite estar atento aos sinais da vida.

Ao contrário disso, tenho um dia atarefado, com uma esposa linda para cuidar, uma empresa que me faz trabalhar bastante, um ministério que me ocupa os pensamentos e as horas vagas também, e é claro, tudo isso, misturado com o estresse de viver em São Paulo, umas das cidades mais corridas do mundo.

O que quero dizer com isso é que sou igual a você, humano e que têm várias ocupações durante o dia, mas graças a Deus por tudo, Ele nos dá uma demonstração de sua presença em meio a tudo o que fazemos durante a vida, além de nos permitir também, estarmos sensíveis ao seu falar.

E foi em algumas dessas conversas com Deus que senti a necessidade de relatar meus sentimentos.

Sei que Deus me chamou por sua misericórdia para ser um profeta, talvez este livro seja um dos meios em que Deus utilizará para falar ao seu coração, pois tudo é Dele e tudo vêm Dele, me cabe apenas cumprir o seu chamado. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente”. Amém – Rm 11. 36.

OS QUATRO FUNDAMENTOS DESSA CONVERSA

Primeiro fundamento é que a palavra de Deus é mais prática do que teórica, nenhum cristão precisa ser um super teólogo, apesar de ter sido seminarista, isso não me deu o título de super crente ou o detentor de toda sabedoria, mas ao contrário, me ensinou a crer mais do que sei, me ensinou a buscar mais do que enxergo e por fim, me ensinou que o teólogo tem seu papel fundamental dentro da igreja, mas o evangelho é simples, nós é que gostamos de debater filosofias que nada nos ajudam a sermos cristãos melhores, até porque as lições básicas do cristianismo são acessíveis até aos mais simples.

Exemplifico isso, com a figura de uma pessoa muito próxima de mim, que é a minha avó, ela é analfabeta e por isso nunca leu a bíblia, porém a pessoa do Espírito Santo é tão presente na vida dela que parece ser até uma leitora assídua da palavra de Deus, suas atitudes revelam Cristo, seu semblante de humildade revela que são nas coisas mais simples que existe realmente os verdadeiros valores para a vida.

Por isso reforço dizendo que o evangelho é prática de vida e não mera filosofia. Isso nos chama a atenção para vivermos na mesma proporção daquilo que pregamos.

O segundo fundamento é que o Antigo Testamento também é a palavra de Deus, mas ele é como um mapa que revelaria a Cristo, o futuro messias, ocorre que suas práticas religiosas só têm valor para nós os cristãos se repetidas no Novo Testamento, entretanto, nossas práticas devem basear-se na Nova Aliança.

Nada impede de estudarmos e retermos as lições morais que reverenciam nosso Deus, porém as práticas da religião judaica e hebréia nada têm de valor para os ritos do cristianismo.

Por isso excluímos da nossa fé o uso de amuletos, peças de usos religiosos, costumes da religião de Israel, todavia, nada impede de termos e usarmos para o ensino, para exemplificar o estudo da Antiga Lei de Deus ou usarmos como memorial e mero adorno para os nossos templos, mas que fique claro que nada disso possui força espiritual e muito menos devem ser objetos de reverência, pois se assim for, estaremos caindo em idolatria.

O terceiro fundamento é que o Novo Testamento é o nosso manual de fé e prática cristã, todas as lições para a Igreja de Cristo e para nós individualmente estão contidas nessa pequena reunião de escritos.

Tudo o que precisamos entender para sermos cristãos de verdade estão contidas nele, caso não observemos seus ensinos, cairemos em uma mistura da religião judaica com a cristã, mas vale ressaltar, que o Apóstolo Paulo foi um dos que lutou contra esses erros teológicos e ao final saiu com a razão, basta ler suas cartas, no mais, até os demais apóstolos que eram judeus concordaram com a razão de Paulo.

Por fim, o último fundamento dessa conversa demonstrará que como cristãos devemos nos parecer com Cristo, isso não é utopia, mas o Espírito Santo nos capacita a sermos como Jesus, humilde, caridoso, servo, além de outros adjetivos que Ele mesmo evidencia em nós.

O amor é uma das principais marcas de Cristo para o mundo, por isso é difícil acreditar em cristãos rabugentos e cheios de si, como sendo cristãos.

Por isso nossa conversa começa por aqui, que Deus através das lições aqui expostas se revele a você, tudo o que conversarmos nesse pequeno livro deve passar pelo filtro da palavra de Deus.

Leia este livro com os óculos da palavra de Deus, pois é nela que estão contidas todas as lições para a vida.

UM ENCONTRO ATRÁS DAS GRADES

Para quem não sabe a minha primeira formação acadêmica foi o Direito e iniciei minha carreira profissional como advogado criminalista e desde as primeiras consultas no escritório até as visitas nos presídios me deparei com uma triste realidade, onde 90% dos meus clientes um dia professaram a fé em Jesus, alguns destes eram filhos de pastores, porém seguiram pelo caminho do crime basicamente por dois motivos, o primeiro motivo foi o divórcio dos pais e o segundo era a ausência da figura paterna na sua criação.

Todos os meus clientes apontaram esses dois motivos para o envolvimento com o crime, basicamente, tudo girava em torno do tráfico de drogas, a maioria dos roubos e assassinatos estavam ligados ao vício das drogas.

A maioria deles me falou que se envolveram com drogas por causa da tristeza da separação dos pais ou na maioria das vezes, o pai era ausente, alcoólatra ou o pior, muitas vezes ouvi a afirmação de que o pai era pastor, mas não tinha tempo para ele, então estes se refugiaram nas drogas e para manter o vício entraram no caminho do crime.

Comecei a questionar o porquê dos erros, em minhas mãos estavam os motivos, agora precisava encontrar as razões pelas quais esses pais cometeram também esses erros contra seus filhos.

Encontrei algo, que talvez comece a explicar, a bíblia diz para ensinarmos os nossos filhos no caminho em que ele deve andar e quando ele crescer não se desviará dele (Pv 22. 6), o detalhe é esse, então, qual é o caminho que estamos educando nossos filhos?

Será que levar os filhos para a igreja já resolve o problema do ensino ou na verdade essa educação cristã deveria começar em casa?

Quando os filhos chegam à igreja eles encontram os mesmos pais de casa ou na verdade eles os desconhecem?

O cristianismo que está sendo pregado na igreja é intolerante, ou quem sabe, os diáconos parecem cães pit bulls treinados, que grudam as crianças pelas orelhas na primeira travessura infantil?

O pastor prega tão bravo que as crianças ficam com medo do “deus” que esse pastor prega?

Em casa os filhos podem tudo, na igreja eles não podem nada?

A última pergunta e a mais delicada é a seguinte, o tempo que os pais dedicam na igreja para atender as necessidades dos irmãos e amigos é desigual ao tempo dedicado a esses filhos?

Para os cristãos praticantes as perguntas acima, cada uma delas têm respostas certas, infelizmente a maioria delas são ruins, isso é um alerta para pais, pastores, líderes e para toda Igreja.

Parte dessa culpa é nossa, pois em alguns pontos a Igreja e a família cristã estão despercebidas para essas realidades, no entanto, a quem muito é dado, muito lhe será cobrado (Lc 12. 48).
Em 1 Timóteo 5. 8 diz que “aquele que não cuida de sua família, nega a fé e é pior que os incrédulos”.
Esse meu encontro com aqueles que estavam por detrás das grades, foi um dos motivos que me despertou a compartilhar essa conversa com Deus e buscar entender que Ele não deseja que continuemos a caminhar nessa direção, muito pelo contrário, Deus quer que sejamos luzes e sal na Terra.

RELIGIÃO – VERDADE OU MENTIRA?

O termo religião vem do Latim “religare” que significa religar, daí surge à idéia da religião que religa, ou torna a ligar a comunhão de Deus com o homem.

Ocorre que muitos professam uma religião que tenta ligar o homem profundamente com as coisas terrenas, por esse motivo, temos visto doutrinas que dissimulam a fé, tornando-a mais palpável do que espiritual.

Na verdade sabemos que a nossa religião deve ser Jesus Cristo de Nazaré, pois ele é o único capaz de ligar novamente a comunhão do homem com Deus. 1 Timóteo 2. 5 “Porque há um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Hoje a fé tornou-se um bom negócio para os manipuladores, todas as pessoas, sejam elas humildes ou abastadas desejam uma fé de conquistas, isso é um prato cheio para aqueles que se dizem pastores, mas na verdade são lobos vestidos em pele de cordeiro que se utilizam de argumentos maquiavélicos para desfocar as verdades do evangelho de Cristo.

O evangelho de Cristo é o anuncio do seu Reino, ou seja, devemos mostrar ao mundo que Cristo irá reinar, o Rei colocará todas as coisas no seu devido lugar, inclusive Ele mesmo separará os bodes das ovelhas, entretanto, Cristo veio para que tivéssemos vida e vida em abundância.

Ter vida em abundância é saber aproveitar a vida que agora temos em Cristo para fazermos a diferença, vivermos bem entre irmãos, sermos bons pastores e líderes, mas ao mesmo tempo, sermos bons pais e filhos, maridos e esposas, amigos e amigas, sermos bons chefes de empresas e bons funcionários também.

Isso destoa completamente com as mensagens que ultimamente são pregadas, onde você deve ser o maior capitalista do mundo, ter mansões, iates, helicópteros, carros luxuosos e quando isso for realidade para você Deus estará evidenciando o seu reino na Terra, isso na verdade é no mínimo uma piada teológica de mau gosto, diga-se de passagem.

Deus é o dono do ouro e da prata, Ele não quer levar para o céu um banqueiro, empresário, socialite, show man, isso serve também para as mulheres, na verdade Deus quer levar para si, homens e mulheres que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro que é Cristo, pessoas de todas as tribos, povos e raças, ricos ou pobres que reconheceram o seu sacrifício na cruz e tornaram-se pessoas melhores por causa do evangelho e não por causa dos bens adquiridos durante sua fé. 

É inegável que Deus abre portas para os fiéis, Deus é um Deus que derrama muitas bênçãos sobre os seus filhos e que promete uma vida de milagres se necessário for, porém o evangelho não se ressume nisso, a bíblia na verdade nos chama a atenção para um grande perigo, ela diz que se esperarmos em Deus apenas pelas coisas desta vida, somos os mais miseráveis dos homens. (1 Cor. 15. 19).

Perguntas como por exemplo:

Se você morrer agora, onde passarás a eternidade?;

Se Cristo voltar agora para salvar a sua Igreja, de que lado tu estarás, entre os salvos ou entre os perdidos e pegos pela ira vindoura?

Além destas perguntas podemos ainda fazer outras, como por exemplo:

O evangelho que você prega é o mesmo que você vive?
A sua família assina em baixo aprovando suas mensagens?

Você é um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus? Igual a Davi, que cobiças a mulher alheia? Que traiu o amigo e mandou matá-lo para não ter exposto o seu pecado? Um péssimo pai ou mãe?

Será que os amigos de Davi e seus familiares diriam que ele era um homem segundo o coração de Deus?

Cabe ressalvar, que as referências bíblicas que dizem que Davi era um homem segundo o coração de Deus referem-se para o período que antecede seu reinado, antes de reinar Davi era um simples pastor, valente, tinha o Espírito Santo e foi escolhido por Deus para reinar a Israel, por isso ele foi considerado um homem segundo o coração de Deus, pois o próprio Deus o escolhera, ao contrário de Saul, onde o povo o aclamou rei sobre eles, entretanto, basta olharmos para os textos bíblicos eles inclusive nos indicarão que Deus em princípio não aprovou o sistema monárquico em Israel.

Desta forma, é notório que Davi foi um homem segundo o coração de Deus antes de iniciar seu reinado, porém após adquirir poderes Davi foi um pecador contumaz, garanto que assim como Davi, todos nós temos que tomar o cuidado para começar bem o nosso ministério e terminá-lo bem também, não adiantará de nada sermos bons servos no início da nossa jornada com Deus e ao final entregarmos os pontos, guarde isso em seu coração, terminar bem é mais importante do que começar bem.

Esgotando o assunto de Davi, que não é o nosso foco, devemos nos lembrar que Deus não apóia o pecado, Deus não concede aval para pecarmos livremente, muito pelo contrário, o pecado gera morte em nós.
Essas são algumas das perguntas e afirmações que temos que fazer primeiramente a nós e depois não cansarmos de fazê-las para a Igreja, pois igual na parábola das Dez Virgens algumas eram prudentes, porém as demais eram loucas e assim andam as ovelhas, no entanto, se pregarmos um evangelho que nos prende mais às coisas materiais do que espirituais, estaremos como as loucas, pois o evangelho de Cristo é coisa séria.
Cabe entender então, se a nossa religião realmente está nos ligando mais a Deus ou às coisas terrenas e passageiras, caso esteja assim, devemos urgentemente rever nossos conceitos e mensagens, se não mudarmos o caminho, esse “evangelho” não será capaz nem de salvar a nós mesmos.

Deus é amor, seu evangelho tem um fardo leve, se você está tendo muitas dificuldades para servi-lo e isso tem lhe acrescentado muitas dores, talvez você esteja se empenhando nas coisas de menos valor e esteja negligenciando às principais.
Afirmo isso, usando as palavras do Apóstolo Paulo, (Filipenses 1.20 e segs.) ele afirma que a causa do evangelho lhe trás prazer, inclusive o morrer pela causa do evangelho ou estar em vida para trabalhar para Cristo era uma escolha difícil, pois ele desejava ardentemente as duas coisas.
Esse tipo de amor está em baixa nos nossos dias, esse amor que transforma o trabalho árduo em um prazer.

Por isso concluo dizendo que o verdadeiro evangelho é aquele que nos liga mais às coisas espirituais, nos faz enxergar que não estamos sozinhos nesse mundo e que precisamos ter prazer nas coisas de Deus, sendo assim, podemos considerar a nossa religião uma verdade, entretanto, o egocentrismo, o capitalismo selvagem e religioso, às fábulas teológicas não são ingredientes dessa religião verdadeira que é Cristo.
SODOMA É AQUI

Talvez o título possa parecer um pouco pesado, ou talvez, você possa previamente estar imaginando que conversaremos sobre sexo ilícito diante de Deus, esses assuntos são atuais, porém quero deixar registrado outros motivos pelos quais Sodoma foi destruída.

Todos nós conhecemos a história registrada no livro de Gênesis nos capítulos 18 e 19, onde trata da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, ocorre que criou-se um misticismo teológico em cima destes eventos, ouvimos por vários anos pregações que apontavam somente a promiscuidade sexual, o homossexualismo e lesbianismo, como sendo os principais motivos da destruição de Sodoma e Gomorra.

Se assim fosse, essa realidade está mais explícita nos nossos dias, do que talvez na época destas cidades, porque nunca se viu no mundo uma apologia tão terrível a favor destas práticas pecaminosas, como nos nossos dias, saliento até, certa aprovação velada por parte da igreja para esses problemas, o pecado dentro da igreja não deve ter status de aprovação, mas o pecador deve receber aconselhamentos e deve sentir-se incomodado para aceitar misericórdia e buscar o perdão de Deus, através do seu amor revelado no Calvário.

No entanto, a bíblia nos revela outros motivos para a destruição destas cidades, em específico a cidade de Sodoma, vejamos as particularidades do texto bíblico em Ezequiel 16. 48-50:

“Disse o Senhor, estas foram às iniqüidades de Sodoma, soberba, tinha fartura de pão, ociosidade e preguiça, mas nunca estendeu a mão ao pobre e necessitado, por isso ensoberbeceram e fizeram abominações diante de mim, por isso, as tirei do seu lugar”.

Temos esse texto revelador que aponta outros motivos para a destruição de Sodoma e Gomorra, porém se contextualizarmos todas essas iniqüidades, podemos afirmar que Sodoma é aqui.

O que é pior, dentro das igrejas “estamos” vivendo exatamente como Sodoma e Gomorra, fiz questão de destacar com aspas a palavra estamos, porque tenho certeza que isso não está ocorrendo de forma generalizada na igreja, porém, em muitas delas, além do sodomismo sexual, também fazem parte do cotidiano de determinadas igrejas essas outras iniquidades.

Soberba é uma grande realidade, alguns adquirem status por ter um dom expressivo, como o de pregação, dom da música, dom de cura e operação de milagres, etc e logo se ensoberbecem.

O pior é que muitas das vezes financiamos essas soberbas, convidando esses mercenários para pregar, cantar ou ministrar em nossos cultos.

Fartura de pão, também é uma realidade, no entanto hoje estamos falando de fartura de dinheiro, bens e poderes de forma desproporcional, quem é rico fica mais rico nas custas dos pobres, que por sua vez, fica cada vez mais pobre escravizado pelo sistema, tanto político quanto religioso, porque dentro das igrejas há uma falsa impressão de que ser abençoado é ser rico, mas isso não é uma verdade bíblica.

Ociosidade e preguiça têm destaque especial, pois não há quase vontade nenhuma em mudar a realidade atual em que estamos vivendo, torna-se mais fácil deixar o barco ir navegando conforme a maré, do que, nos esforçarmos para remar contra essa maré de mentiras teológicas e filosóficas, mas nós não podemos andar conforme o curso deste mundo, devemos ser mártires no meio das arenas em que estão querendo nos jogar, junto com leões e gigantes guerreiros.

Quero salientar que ainda temos ao nosso alcance armas poderosas em guerra e estas são espirituais, nosso comandante está nos alertando que teremos aflições, mas o seu Espírito nos concede bom ânimo para continuarmos em pé pelo nome de Jesus.

Sodoma diante de tudo isso não estendia a mão ao pobre e necessitado, infelizmente isso também é uma realidade nos nossos dias, templos suntuosos, jatinhos e helicópteros pastorais, seguranças particulares, púlpitos blindados, tudo para proteger e garantir o bem estar dos “homens de Deus”, porém dentro desta mesma denominação existem miseráveis, pobres e gente passando fome sem ter um pouco de dignidade.

Cabe perguntar diante disso, Sodoma é ou não é aqui?

Existe um pequeno texto bíblico que refresca a nossa memória e consciência diante desses pecados, 1 Timóteo 5. 8 diz que “aquele que não cuida dos seus e principalmente os de sua família, negou a fé e é pior que os incrédulos”.
Diante destas realidades Sodoma poderia até virar nome de denominação evangélica, isso choca alguns leitores, mas é verdade, porém volto a destacar, não são todos os fiéis e muito menos todas as igrejas que pregam e apóiam essas mentiras, nós seremos levantados por Deus como uma noiva pura e imaculada, para nos apresentarmos a Cristo o noivo e estaremos com Ele eternamente.

Enquanto isso não ocorrer, estaremos levantando a bandeira da paz e nos conduziremos de acordo com a palavra de Deus e não como propõem que vivamos, mesmo que isso nos custe alguns desafetos na fé, nosso compromisso não é agradar a homens, mas devemos agradar a Deus que nos alistou em seu exercito de esperanças.

A PROPOSTA DO CRISTIANISMO

A proposta do cristianismo é um trazer justiça para todos os homens, porém o nosso senso de justiça é diferente da justiça real de Deus.

Deus não nos abençoa segundo nossos méritos e deméritos, Ele nos abençoa por sermos seus filhos e criaturas suas.

Imagine um pai de família que senta diante da mesa de jantar e começa a distribuir o jantar entre os seus dez filhos e esposa, imaginemos assim, uma família bem grande, entre esses filhos alguns trabalham, outros estudam e alguns ainda são crianças pequenas, os mais velhos auxiliam nas despesas mensais, um destes filhos está viciado em droga e uma das filhas está desviada do evangelho.

Na hora da refeição o pai irá fazer distinções entre esses filhos, servirá mais comida para os mais velhos e para os que trabalham e deixará sem comida o viciado e a que está desviada dos caminhos do Senhor?
Será que um pai que ama seus filhos fará essa distinção?
É óbvio que não, assim é Deus, somos seus filhos, alguns dão menos trabalho ao Pai do que outros, entre nós têm aqueles que trabalham e são orgulho para os pais, outros pecam e causam desgosto, todavia esse Pai repartirá de forma igual a refeição entre os filhos, gostem ou não dessa repartição, assim o Pai agirá.

Na verdade nós que somos filhos gostamos de ter certos privilégios, mas isso não significa que Deus o nosso Pai seja obrigado a realizar aquilo que achamos que merecemos, a justiça de Deus é diferente da nossa justiça e graças a Ele por isso, pois se Ele realizasse a justiça que merecemos não haveria mais nenhum homem na Terra.

          O amor de Deus excede o nosso entendimento, a salvação é decidida no último instante de vida de todos os seres humanos, mas alguns, como eu, decidiram estar em comunhão com o Pai desde o seu primeiro chamado e isso nos garante paz antecipada e a segurança de que conosco está o Senhor dos Exércitos, o Deus Conosco e Deus Forte por intermédio do sacrifício de seu Filho Jesus.
         
Há uma única ressalva que deixo exposto aqui claramente, o nosso Deus é Santo e a sua ira também é santa, portanto, tudo o que for contrário a santidade de Deus, um dia será cobrado.

Como cristãos, essa é a missão que Cristo nos deu, levarmos esse evangelho a todos os povos e nações, um evangelho de espada para os soberbos e intolerantes, principalmente para aqueles que se intitulam cristãos e não são, porém devemos apresentar um reino de paz para os oprimidos e cansados.

Que estas poucas palavras sejam como placas de sinalização na sua estrada da vida, deixe Cristo encher os vossos corações de esperança e paz, caso alguns de vocês tenham desistido do evangelho por causa desses problemas, o Pai está de braços abertos a lhe esperar para mostrar que o evangelho é vida e paz, ou então, caso estejam desanimados com esses problemas orem e recebam de Deus o renovo vindo do Espírito Santo.

Divulguem a mensagem da Cruz e do Reino Celestial e Cristo os galardoará com a sua presença e com a sua paz.

Amemos a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos e seremos realizados na nossa missão de vida cristã.