Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Evangelista Lucas - Vida e Obra


Autor: Dr. W.S.N.


Introdução

Diante dos detalhes bíblicos, torna-se impreciso alguns fatos sobre a vida de evangelista Lucas, mas algumas riquezas arqueológicas e tradições, sobre as quais nos é relevante destacá-las, passaremos a expor sobre a vida desse escritor que foi em seu tempo muito usado pelo Espírito Santo.
A redação do site católico www.noticias.cancaonova.com publicou uma prévia sobre a vida de Lucas, que é relevante destacar como pesquisa acadêmica e segue abaixo.
“Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor também de Atos dos Apóstolos, que complementa o evangelho.”
(destaques nossos).

Diante desta introdução passaremos a expor outros dados sobre a vida de Lucas.

Citações bíblicas sobre Lucas

Conforme as lições do professor Halley, Henry Hampton, em sua obra demonstra com objetividade as menções bíblicas sobre o autor em tela, são elas:
“O nome Lucas é mencionado apenas três vezes no NT: em Colossenses 4:14, onde é chamado “Lucas, o médico amado”; em Filemom 24, onde é chamado cooperador de Paulo; e em 2Timóteo 4:11, onde Paulo menciona que Lucas estava com ele nas horas tenebrosas do martírio que se aproximava. Essas três passagens mencionam Marcos, o que daria entender que Marcos e Lucas trabalhavam juntos.”
(destaques nossos).
Por essa falta de exatidão, quanto aos detalhes da vida de Lucas na Bíblia Sagrada, passaremos ditar dados retirados de histórias ou estórias relativas à sua vida.

Datas

Seguindo as lições do Professor Halley, podemos interpretar que os relatos bíblicos nos transcrevem que Lucas escreveu o Evangelho por volta do ano 60 d.C., quando Paulo estava na prisão em Cesaréria e que tenha escrito Atos, durante os dois anos seguintes quando Paulo estava preso em Roma.
Fazendo uma análise do texto de Atos 1:1, no qual indica o seguinte conteúdo:
“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas também ensinar,”
(destaques nossos).
Podemos concluir que os dois tratados, quais sejam, o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos, são uma continuação, e mais, são endereçados a Teófilo, como acima exposto.

O Autor

Lucas era médico e teria estudado medicina em Antioquia, pois segundo a história, lá era o centro de referência e estudos nas ciências biológicas, possuía inegável conhecimento cultural, mais do que os demais evangelistas, a linguagem utilizada em seus escritos era mais polida, o que revelava seu perfeito domínio do idioma grego.
Antioquia não foi apenas seu local de formação acadêmica, mas segundo a tradição também era seu berço natal.
Conforme sabemos, Antioquia é uma cidade situada no território, que hoje chamamos de Síria, era um dos mais importantes centros da civilização helênica, na Ásia Menor.
Conforme os dados extraídos da obra de Burton L. Mack, “Lucas não era Hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica.”
Lucas viveu no século I d.C., não há relatos precisos da data do seu nascimento, igualmente sobre a sua morte, alguns acreditam ter sido ele martirizado, vítima da perseguição dos romanos aos cristãos, o que é bem provável, outros crêem que morrera de velhice, com idade próxima dos 85 anos.
Alguns desses relatos fundamentam-se no fato de que em Pádua na Itália existe um jazigo, cujos restos mortais de um homem chamado Lucas, local este de sepultamento, que segundo a tradição e conforme as histórias contadas acima remontam alguns dados e idéias prováveis sobre a vida do evangelista Lucas.
Este local em Pádua tornou-se um local tradicional do turismo católico.
Lucas foi um grande companheiro de Paulo e juntos difundiram os ensinamentos entre os gentios.
O professor Halley destaca que:
“Na história das viagens de Paulo em Atos dos Apóstolos, o emprego variado dos pronomes eles e nós indicam que Lucas esteve com Paulo durante parte da segunda viagem missionária de Paulo – desde Trôade até Filipos -, que, cerca de seis anos depois, reencontrou-se com ele em Filipos na parte final da terceira viagem e que o acompanhou durante seu encarceramento em Cesaréia e em Roma.”
(destaques nossos).
Lucas também foi considerado um grande historiador, pois a obra de Atos descreve pormenores de datas, lugares e pessoas da igreja primitiva, cujas descobertas arqueológicas afirmam que ele trouxe um grande alicerce histórico da sua época. Seus relatos foram provados e comprovados dando uma credibilidade relevante sobre a fundação da igreja cristã.

Suas fontes

Além de sabermos que Lucas foi médico e tinha o domínio perfeito da língua local, ao analisarmos sua postura como historiador não podemos nos esquecer de qual foi, ou quais foram suas principais fontes de informações.
Lucas esteve em Cesaréia entre os anos 58 a 60 d.C., e teve como fonte, os apóstolos, fundadores da igreja e amigos pessoais de Jesus.
O professor Halley ainda conclui:
“Cesaréia distava menos de 80 Km de Jerusalém. É possível que a mãe de Jesus ainda vivesse, morando na casa de João em Jerusalém. É possível que Lucas tenha passado horas com ela, ouvindo-a contar as lembranças do Filho maravilhoso. E Tiago, bispo de Jerusalém, o próprio irmão de Jesus, pode ter fornecido a Lucas muitos pormenores da vida do irmão.”
(destaques nossos).

Conclusão

Por maiores que sejam nossos esforços em relatar sobre a vida de Lucas, as descrições bíblicas, históricas ou culturais não nos permite um grande aprofundamento, além do que fora exposto, surgem grandes contos ou retratações a respeito de Lucas dirigidas pela igreja católica, que não nos convém mencioná-los, porém o Próprio Jesus Cristo fez com que a pequena história sobre o evangelista Lucas não se apagasse, pois se a luz da palavra de Jesus não tivesse permanecido até os dias de hoje, quem seria o evangelista, médico amado, historiador Lucas?
Concluímos, portanto que Cristo em nós, faz a nossa história, vida e obra serem eternizadas.


BIBLIOGRAFIA

• Almeida, João Ferreira de. ISBN: 8573673796. Bíblia de Referência Thompson.
• Burton L. Mack, Who Wrote the New Testament?: The Making of the Christian Myth, (San Francisco, CA: HarperCollins, 1996);
• Halley, Henry Hampton. Manual Bíblico de Halley: (NVI); tradução Gordon Chown - São Paulo: Editora Vida, 2001;
• http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=243172.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.