Translate

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

(Polêmicas) ANTIGO TESTAMENTO



Precisamos ter em mente alguns detalhes para adotarmos o Antigo Testamento em sua plenitude como regra de fé para o cristianismo, vejamos:
O Antigo Testamento é um texto estritamente ligado ao culto judaico, foi produzido quase que em sua totalidade nas várias tentativas de organização cultual, em sua essência os textos não eram produzidos com a ideia jornalística ou para guardar a memória de fatos históricos, muito pelo contrário, a intenção principal era evidenciar a vida de um povo em relação ao seu Deus, principalmente nas questões relacionadas à religião;
Segundo detalhe é que os textos em sua maioria foram produzidos por pessoas detentoras de conhecimento acima da maioria do povo, ou seja, os textos sempre foram produzidos por profetas, reis, sacerdotes, levitas, juízes e escribas cronistas, vale ressaltar que todos eles tinham interesses relevantes de que o resto do povo seguisse as suas instruções e usavam do seu poder de convencimento nas escrituras ligadas ao culto;
Terceiro detalhe após o retorno do exílio dos judeus vindos da Babilônia, Esdras e seus companheiros ficaram responsáveis pela reorganização do culto e das escrituras que haviam sido perdidas nessa trajetória de pré exílio e de exílio, e por eles serem ligados às tribos de Judá e Benjamim vemos um esforço grande em recuperar textos de profetas e historiadores que reprovavam profundamente os pecados das demais tribos de Israel e portanto, não temos textos reveladores por exemplo do pecado que levou os judeus ao cativeiro babilônico, mas há um grande esforço em apontar os pecados das outras tribos de Israel que foram subjulgadas pelos Assírios. Então temos muitas coisas relevantes que não estão incluídas no texto bíblico que temos hoje e que com certeza se perderam pelo esquecimento proposital.
Há quem goste de citar as leis do Antigo Testamento como se elas tivessem sido rigorosamente ditadas por Deus a um determinado profeta ou intermediário de Deus, mas quando estudamos certas leis chegamos quase que a concluir que Deus é extremamente tirano, o que não é verdade. De fato há leis produzidas por Deus e reveladas aos homens, algumas dessas leis são morais e umas poucas cerimoniais que apontam tipologicamente para Cristo e para o seu sacrifício no mais, às várias leis do Antigo Testamento são cópias de códigos legais contemporâneos aos códigos legais produzidos para o povo hebreu. (Ex. Código Hamurabi).
Há textos deuteronomistas que são repetições de textos pré existentes ressaltando apenas os pontos mais importantes e apagando manchas na história passada, como por exemplo é o caso dos textos produzidos nesta reconstrução de templo, cidade e culto onde vemos a frase: “Davi um homem segundo o coração de Deus”, mas ocorre que o texto produzido na época de Davi não aponta ele como o homem segundo o coração de Deus, então nos parece uma tentativa de amenizar a imagem do principal rei de Israel e Judá quando os escribas estão repetindo a história que a partir de então será contada ao povo.
O Antigo Testamento é um texto inspirado por Deus sim, pois Deus é o Senhor da história, mas ao usarmos este texto precisamos fazer estas ressalvas e abrirmos nossa mente para enxergarmos sobre a necessidade de Cristo vir e morrer na cruz, isto se deve ao fato de que a religião hebreia estava viciada e misturada com uma imagem distorcida de Deus.
Por isso Cristo cumpre o seu propósito de revelar Deus aos homens, pois os homens não o conheciam mesmo tendo em mãos os textos do Antigo Testamento que hoje faz parte da nossa Bíblia. Se tivermos a má impressão de ler o Antigo Testamente e depois lermos o Novo Testamento e enxergamos duas facetas diferentes de Deus não é porque Deus se revelou assim de formas diferentes, mas isso pode ser decorrente ao tipo de escritura que chegou em nossas mãos.  Pense e Reflita.
Nós cristãos precisamos utilizar para o nosso culto as revelações trazidas por Cristo e interpretadas pelos apóstolos, porque as revelações que dizem respeito à Igreja no Antigo Testamento foram cumpridas e reveladas em Cristo. Há profecias que ainda irão se cumprir sobre Israel, então qual é o nosso interesse se nós não somos judeus? Vamos nos aprofundar no Novo Testamento ele é o nosso código de regra e fé cristã...!!! (W.S.N.)